domingo, dezembro 12, 2004

Mar

É difícil manter a chama acesa
quando se sente a alma presa.
Qual onda revoltada
quando embate na areia,
retorna, tranquilizada.
Tanto a última como a primeira.
Assim me encontro eu.
Revoltado num pensamento só meu,
embato com raiva no papel
libertando-me do amargo fel,
retornando apaziguado,
na mente renovado.

A tinta ondula violentamente
libertando-me lentamente,
finalmente se liberta a alma,
começo a pensar com calma.
Mar azul, sem cristas brancas
movendo-se com ondas mansas,
pesadelo para os surfistas
que vagueiam, quais turistas.
Aroma salgado da maresia
transborda na poesia.
Azul cortado por um barco,
sulcos num calmo charco.

O sol aquece a face
que belo desenlace
para a noite tempestuosa
que se abateu furiosa.
"A seguir à tempestade
vem a bonança",
esta é a maior verdade
que a mente alcança.
As gaivotas vêem na perfeição
o peixe, tal é a mansidão,
abatem-se sobre o mar
na sua maneira de pescar.

Um velho com a pele escurecida
pelo sol envelhecida
fuma o seu cachimbo talhado
enquanto conta histórias
a um jovem público, encantado
com aquelas vívidas memórias.
Histórias de tempestades trágicas
e de viagens mágicas.
Histórias de piratas,
de heróis e de aristocratas.
Histórias de encantar
todas sobre o mar.

Mar de golfinhos e baleias
tubarões, tritões e sereias.
Mar de viagens e paixões
naufrágios, batalhas e convicções.
Poseídon e o seu tridente
Governava o mar, sem gente.
O mais belo domínio era seu
quem me dera, o mar ser meu.
O mar é muito poderoso,
temido, desejado e assombroso.
Mar de sonhos e descobrimentos,
de tristeza, dor e lamentos.

Ó mar imenso
a poemas és tão propenso.
Moradia de musas
para versejar me usas.
Mantém-te calmo
com ondas de um palmo.
Espelhas o meu estado
acompanhas-me no meu fado.
Deixas-me a inspiração cheia
quando as ondas deslizam
calmamente sobre a areia,
onde o seu percurso finalizam.

1 comentário:

Fernanda Lima disse...

SEM PALAVRAS...
TEUS POEMAS SÃO SEMPRE LINDOS!!!
SÃO TAO REAIS...
BOM, FIKO POR AKI .
BEIJINHOS PARA TI
E QUANDO PUDER PASSA NO MEU BLOGUINHO , E COMENTA NÉH!!
FUIIIIIII....